sábado, 26 de fevereiro de 2011

O crente e a ceia!
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens" - Mateus 5:13.

Esta mensagem tem por objetivo elucidar. Não tem a pretenção de colocar um ponto final no assunto e tampouco desrespeitar estatutos e constituições de denominações, igrejas e comunidades. Oportuno afirmar: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom" - I Tessalonicenses 5:21.

A Bíblia nos orienta "batalhar arduamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 3). Para batalhar arduamente pela fé, é necessário às vezes corrigir e repreender (2 Timóteo 4:2); é preciso ocasionalmente repreender os homens severamente (Tito 1:13); às vezes é necessário se opor a um companheiro cristão (Gálatas 2:11).

Quando Jesus está dizendo "vós sois" a quem Ele está se referindo?

Ele se refere aos santos, aos cristãos, ao lavados e redimidos por Seu próprio sangue!

É oportuno salientar para que muitos que se encontram debaixo de condenação possam imediatamente sentirem-se libertos. Argumento isso em prol de libertos do jugo da escravidão, mas que são tolhidos de participarem, por exemplo, da ceia, impedidos de exercerem ministérios ou mesmo de trabalharem na causa do reino, em face de fruto de preceitos de homens.

Ora, analisemos o texto: Que aparência tem este elemento (sal) mencionado por Jesus? Que cor possui? Que cheiro exala? Qual a diferença VISUAL entre o açúcar refinado e o sal refinado, por exemplo? Visualmente NENHUM!

Ele é totalmente branco, se assemelha a areia, ou ao açúcar ou com outros produtos. A questão reveladora se denota quando o mesmo é PROVADO!

A marca de uma cristã(o) se torna evidente quando ele é TENTADO, PROVADO, EXPERIMENTADO e se torna APROVADO e não pelo aspecto visual (vestimentas, estética, enfeites e acessórios) que ela ostenta (salvo quando em qualquer destes elementos estiver presente a concupiscência - claramente condenável pela Palavra). Assim, quando o cristão é provado deve apresentar como resultado alguma das faces do Fruto do Espírito, e não ser julgado ou tolhido porque tira as pontas do cabelo ou usa esmalte, etc.

De que adiantaria o sal ter uma exuberante roupagem, um colorido invejável, um aspecto desejável MAS ser insípido? O próprio Jesus afirma que uma vez insípido, não há como lhe restaurar o sabor...

Portanto,

1) O líder (pastor, ancião, presbítero...) pode proibir alguém de participar da Santa Ceia?
NÃO! Não pode proibir ninguém de participar da Ceia do Senhor. Ele pode (DEVE) ACONSELHAR, mas, não proibir. A decisão de participar ou não da Ceia para os cristãos batizados é de foro íntimo - "examine-se, pois, a si mesmo". (1 Coríntios 11:28), pois, a MALDIÇÃO para quem participa da mesa indignamente JÁ está definida igualmente no mesmo capítulo. O líder, portanto, tem a obrigação de ministrar e não de proibir!

Igualmente em caso de uma pessoa estar em disciplina, também o pastor ou o líder poderá aconselhá-lo(a), mas não proibir!

Ora, quem é o homem para proibir alguém de participar da Ceia do Senhor, sendo que quem pagou o preço já definiu que a consciência é o árbitro para participar ou deixar de participar da mesa do Senhor?

2) A fato de cortar o cabelo, depilar, usar pintura e outras proibições me impedem de participar da mesa do Senhor?

a) Não! Não impedem desde que a pessoa seja cristã (nascida de novo) e devidamente batizada!

b) Estas coisas são preceitos ou ordenanças de homens, conforme Colossenses 2:20-23, portanto, os mesmos não são argumentos suficientes para barrar alguém de participar da Ceia do Senhor! Entretanto...

c) Se você faz parte de uma denominação/liderança que impõe esse jugo aos seus membros, é aconselhável OU que se SUBMETA aos seus líderes, pois, sendo membro (a) da denominação e não submetendo-se às suas ordenanças estará em parte em rebeldia; OU, melhor congregar numa outra denominação que não imponha tal jugo e exigência, assim, não havendo essa "rachadura" entre líder e liderado.

3) Caso você tenha sido com consciência e entendimento batizado(a) numa outra igreja evangélica em o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - quer por aspersão, imersão ou afusão - e agora você
 

Não nos conhecemos pessoalmente,
nunca nos vimos, mas estamos sempre
presentes um na vida do outro todos os dias,
não é verdade?
Dizem que todas as coisas
acontecem por acaso.
Eu penso diferente...
Penso que todas as coisas
são permitidas por Deus.
Não foi à toa que nos encontramos.
Deus permitiu que isso acontecesse.
Para que pudéssemos compartilhar, tod
Que a nossa única preocupação seja buscar a glória de Deus para a Sua glória, porque Ele é o Senhor da glória!os
os momentos de nossas vidas,
sejam eles Alegres ou Tristes.
Pense como todos os dias nos alegramos,
damos gargalhadas, choramos com mensagens
emocionantes, lemos textos como se fossem
escritos para nós naquele momento.
Nada é por acaso,
Deus sabe porque colocou
você na minha Vida.
E Tenho certeza de que tua Amizade
é um presente de Deus para mim!
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário