sábado, 12 de fevereiro de 2011



"Não permita que pessoas negativas,
derrubem as melhores
e mais sábias esperanças do seu coração..
. Quando você achar que sua vida
está cheia do nada,lembre-se...
É do nada que se começa tudo."
o senhor utiliza-se de diferentes fatos para nos levar a aumentar a nossa fé
neste caso o senhor nos mostra:
a cura do endemoninhado geraseno;
os gerasenos rejeitam a jesus;
o pedido de jairo;
a cura de uma mulher enferma; e,
a ressurreição da filha de jairo;

muitas vezes, queremos ser libertos, mas estamos presos demais a tudo o que possuímos, ("porcos" = nossos bens, nossas casas, nossos braceletes de ouro, nossos carros, nossa posição social, enfim, a tudo o que nos aprisiona de uma forma ou de outra)
jesus nos mostra que muitas vezes será necessário sacrificar "os porcos" para que possamos ter a libertação total.

mas fica claro na passagem em questão que o senso da propriedade fala mais alto que a felicidade de poder sentir-se livre porém, já sem os "nossos porcos"; pois, queremos ser libertos, mas preferimos morrer agarrados aos nossos porcos, e isso é um fato.
por isso o povo geraseno roga que jesus vá embora, eles sabem que jesus ali ficando botaria fora todos os seus "porcos".

nesse mesmo passo jesus nos mostra pela passagem que o liberto sempre estará livre e salvo, pois quererá seguir a sã doutrina.

é mostrado que o crêr e a fé, é um propósito a todo mundo, não importando quem você seja.
não é um propósito para este ou para aquele, que frequente a esta ou àquela religião, ou placa.

jesus nunca pára de trabalhar, de um lado a outro sempre grande multidão e sempre inúmeras pessoas o buscando.
somente tocá-lo, ou ser por ele tocada, esse era e é o alvo de toda pessoa quando se encontra em alguma situação desesperadora, quer seja na área física, espiritual, material, não importa, sempre se acaba buscando ao senhor.
ainda que muitas vezes não o admitamos, acabamos por pegar-nos em múrmurios de "deus me livre, ou, deus me guarde, ou, jesus de nazaré, et..." expressões que equivalem a pedidos de redenção.
neste caso chega-se a ele, um dos principais da sinagoga, ora... avalia-se aqui um homem de posição social elevada, um homem com poder de mando e desmando.
mas a palavra o identifica claramente, para mostrar que o poder não era dele (jairo), mas de jesus, o verbo encarnado
"E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. (Mc 5:23)"
e jesus mostra que veio a todos sem distinção
"Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; (Dt 10:17)"

no caminho uma mulher qualquer, sem nome, sem endereço, mas com um problema bem identificado, e com data inclusive; portanto uma pessoa sem uma posição social definida, note-se que se trata de uma mulher que já perdera tudo na esperança da cura, em tratamentos com os médicos.
detalhe interessante, a palavra diz que ela ouvira dizer da fama de jesus, portanto, não se trata de uma seguidora de jesus, mas uma mulher qualquer em meio à multidão, que sabia, que cria que se apenas o tocasse seria curada.
entre apertos na multidão, jesus que tudo sabia, comentou o fato de haver sido tocado.
ao que seus próprios discípulos comentaram: "vês que a multidão te aperta e dizes: quem me tocou?"
o que jesus queria era apenas a confissão pública da própria mulher, principalmente para fortalecer ao que seria descrito a seguir.
e jesus neste momento identifica a mulher anônima com uma identificação já prevista nas sagradas escrituras
"A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz. (Is 43:7)"
"E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. (Mc 5:34)"
porque tratava-se de reafirmar que ele tem poder sobre a vida e sobre a morte, note-se que ele ressuscita a filha de jairo.
quando falam a jairo que a filha dele já morrera, que de nada adiantaria jesus ali, jesus sem ao menos dar atenção ao que se está falando, diz apenas: "crê somente."
portanto, não nos esqueçamos:
"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11:40)"
ou,
"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. (Mc 5:36)"
então, levanta, louva, honra e glorifica:
"E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário